Loading…
Back To Schedule
Thursday, November 19 • 15:00 - 15:20
Utilizando técnicas de UX para desenhar um produto de UX - como criamos o TESTR, serviço online de testes de usabilidade remotos automatizados

Sign up or log in to save this to your schedule, view media, leave feedback and see who's attending!

De uma necessidade profissional à criação de um serviço de testes de usabilidade online, passando pela formação de uma startup; neste artigo vamos contar o processo de criação do TESTR, um serviço online de testes de usabilidade remotos automatizados. O cliente define os critérios para recrutamento dos participantes e monta o roteiro de tarefas. Cada participante faz o teste em seu próprio computador. Como resultado, o cliente recebe em até 5 dias os vídeos dos participantes (incluindo a webcam e navegação na tela) e um dashboard com os resultados. 

Tudo partiu de uma necessidade: procurávamos no Brasil uma ferramenta de testes automatizados, mas não encontramos uma opção com a mesma qualidade e rigor dos testes moderados. Conhecendo a necessidade, o processo e o público-alvo, por que não montar nossa própria ferramenta? 

O primeiro passo foi validar a ideia: outras pessoas também se interessariam? Conversas informais, entrevistas e testes de conceito indicaram que sim, haveria mercado. Daqui surgiram também insights, personas e segmentos de atuação. 

Em um segundo momento, viramos uma startup e dividimos os esforços em duas frentes: negócios e design. Enquanto montávamos o lean canvas, começamos ciclos de testes e prototipação com clientes reais. Ainda sem uma linha de código, prototipamos todo o processo, da criação do roteiro aos resultados. Estes ciclos permitiram ajustar o serviço a cada rodada e confirmar se estávamos - ou não - no caminho certo. Com as descobertas, evoluímos bastante a ideia inicial: mudamos o nome, ajustamos o preço, quebramos os vídeos em tarefas, automatizamos a tabulação de sucesso e fracasso e incluímos uma etapa de consultoria de um especialista. No último teste não mudamos quase nada; sinal de que já tínhamos um bom MVP. 

No momento (junho de 2015) o TESTR está em fase final de desenvolvimento e testes. A previsão de lançamento no Brasil é para agosto de 2015, um ano após o surgimento da ideia de negócio.


Thursday November 19, 2015 15:00 - 15:20 -03
Aula 4.6 Rondeau 165

Attendees (0)