Loading…
This event has ended. View the official site or create your own event → Check it out
This event has ended. Create your own
View analytic
Wednesday, November 18 • 12:40 - 13:00
Quadrilátero da boa Experiência do Usuário

Sign up or log in to save this to your schedule and see who's attending!

Falaremos sobre um modelo não hierárquico para aperfeiçoar UX de um projeto. Não são passos ou etapas, mas peças que se encaixam e se comunicam. Advém de uma revisão sistemática de literatura e estudos de caso. Considerando diversas propostas, princípios, critérios, leis e outros para construir uma visão concisa sobre o assunto.
O resultado não é um novo modelo, nem fórmula, mas um conjunto de vertentes do projeto. Partes não simplesmente do projeto, mas do resultado.
Pode-se considerar duas metáforas para a proposta: 1) Um quebra-cabeça com peças que se encaixam, tendo cada uma delas a mesma importância pois o objetivo é o resultado final, diferenciando-se apenas no esforço para encaixar; e 2) Uma casa que necessita de suas paredes, se considerarmos um projeto simples poderíamos imaginar uma casa simples e suas quatro paredes que são o necessário para mantê-la, e nada impede que essa planta possa ser expandida.

Sendo assim, propõe-se quatro componentes de uma boa experiência do usuário: 1) Apresentação: Boa aparência agradável, coerente, consistente e objetiva, com uma anatomia concisa; 2) Controle: Entregar ao usuário pleno controle, precisão nas tarefas, domínio dos recursos e uma navegação coerente e flexível; 3) Comunicação: Fornecer bilateralidade, com feedback, gestão dos erros e intuitividade; 4) Essencialidade: Foco na necessidade do usuário, conhecendo e priorizando tais necessidades.
A relevância da proposta está em garantir ao profissional que unindo estas peças proporcionará uma boa experiência ao usuário.

Sendo assim, é importante conhecer as peças e encaixá-las. Pois, encaixar tais peças é exatamente o que faz uma boa experiência.

Speakers

Wednesday November 18, 2015 12:40 - 13:00
Aula 4.4.0 Rondeau 165

Attendees (46)